Bom gente, escolhi esse tema por ser muito comentado entre os jovens. As redes sociais ganham destaque em seus status: "Preciso fazer uma cirurgia pra redução de ciúmes.", "Ciúmes não mata, quem mata sou eu mesmo." Quem nunca viu ou ouviu algumas destas frases?
Geralmente acham engraçadas, não é mesmo? Mas não! Não é nada engraçado quando o ciúme sai do eixo, vira doença, obsessão. O medo de perder o grande amor, deixa as pessoas inseguras, frágeis, fora de si e pode sim gerar um transtorno obsessivo-compulsivo.
Li um artigo do psiquiatra Eduardo Ferreira santos, que explica: "Em situações extremas, a pessoa perde totalmente o contato com a realidade e aquilo que é apenas uma fantasia derivada do medo se transforma em uma realidade delirante. Nesses casos, a pessoa não apenas desconfia do outro, mas tem uma certeza de que está sendo traído sem nenhuma evidência concreta. Independentemente de as evidências serem reais ou imaginárias, em muitos casos, o ciumento acaba partindo para a agressão para defender “o que é seu”. O ciúme tanto faz muito mal para quem sente, como para a pessoa alvo desse sentimento".Quem lembra do caso da Alessandra d'ávila, de 35 anos, matou o marido, o empresário Renato Biasotto, Porque era obcecado pela mulher e que a causa do crime foi por ciúme.
“A pessoa ciumenta, que apresenta transtornos ou de personalidade ou neuróticos, pode, a partir de uma simples desconfiança desenvolver um quadro de intenso sofrimento psicológico para si mesma e para o outro, tomando atitudes agressivas e desmedidas que, no limite, podem chegar aos chamados: crimes passionais.
Quando é Necessário tratamento?
Quando a situação atinge níveis de ansiedade, angústia e aflição que tornam a vida do ciumento e de quem com ele convive insuportável é hora de procurar ajuda.
É isso aí gente, a questão do ciúme é bastante delicada. Há pessoas que pensam que relacionamento sem ciúmes é como se não se importassem um com o outro. E tem os casos que um pouco de preocupação já é um ciúme exagerado. Mas claro que existe um limiar entre o que é normal e o que é exagerado. O excesso ou a falta é ruim... O segredo é amar na medida certa e terá um relacionamento perfeito. E lembrem-se: Se há amor, sinceridade, amizade, cumplicidade entre o casal, não sobra espaço para o ciúme.
Espero que tenham entendido que ciúmes não é uma coisa muito boa na relação, hehe.
Bom gente, é isso... Nada de frases de tiro no status do facebook, viu? Beijos da Thay.
Nenhum comentário:
Postar um comentário